Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro

Siga nas redes:

Proposta de 90% da inflação é rejeitada pelos trabalhadores

Notícia publicada dia 27/07/2022 10:57

Tamanho Fonte:

Foi por unanimidade que os trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro, em assembleia na noite de ontem (26), rejeitaram a proposta apresentada pela gestão Bolsonarista dos Correios para o reajuste dos salários, durante a reunião da campanha salarial 2022/2023. Segundo o presidente do SINTECT-RJ, Marcos Sant’aguida, a proposta segue a motivação dos gestores de Bolsonaro nos Correios de retirar direitos dos trabalhadores. “A categoria rejeitou uma proposta que representa redução no salário do trabalhador diante da inflação, os prepostos da empresa sequer aceitaram ouvir as reivindicações dos trabalhadores. Agora, vamos manter as mobilizações e fortalecer o movimento para garantir o reajuste da inflação e a recuperação dos direitos que foram retirados dos trabalhadores”, destacou o presidente.No entanto, a nova proposta, por ser menor que a inflação, representa perda real nos salários.  

 A assembleia foi convocada em função da oficialização da nova proposta por parte da empresa de reajuste de 90% da inflação do período, que apresentou anteriormente uma proposta de apenas 25%, o que gerou um enorme indignação dos trabalhadores. No entanto, a nova proposta, por ser menor que a inflação, representa perda real nos salários. Segundo Sant’aguida, o ambiente de negociações nos últimos 3 anos pouco avançou e todas as campanhas salariais foram decididas na Justiça. “Não existe uma negociação, a empresa vai em busca de retirar qualquer tipo de direito do trabalhador, por isso que os trabalhadores dos Correios já sabem a diferença entre uma negociação com gestores Bolsonaristas e como foram as negociações com gestores dos governos Lula e Dilma”, sentencia o presidente. 

A censura não vai voltar – Vários trabalhadores em suas falas também criticaram a postura da empresa nas negociações de tentar proibir que os trabalhadores façam a discussão da conjuntura e até mesmo se pronunciem sobre os candidatos que vão apoiar nas eleições. “É inadmissível a empresa tentar colocar um freio no jogo democrático, diante do que representam suas ações de governo com os trabalhadores. A diretoria do SINTECT-RJ já declarou seu apoio às pré-candidaturas de Lula e Freixo e também as candidaturas de deputadas e deputados que estiverem alinhadas com essas campanhas. Tentar calar isso, é puro autoritarismo de uma gestão que marcada por ter retirado o maior conjunto de direitos dos trabalhadores dos Correios de toda história”, finaliza o presidente. 

As negociações da campanha salarial continuam. A FINDECT junto com a FENTECT estão trabalhando juntas para garantir a unidade da luta dos trabalhadores dos Correios na retomada dos direitos que foram retirados dos trabalhadores.

Compartilhe agora com seus amigos