Vitória dos Trabalhadores: FINDECT celebra revogação da Resolução 42 da CGPAR

Notícia publicada dia 26/04/2024 11:38

Após uma intensa mobilização da FINDECT, os trabalhadores comemoram a revogação da Resolução 42 da CGPAR, uma medida prejudicial oriunda do governo Bolsonaro. Essa resolução impôs restrições significativas às negociações coletivas, afetando diretamente os direitos dos trabalhadores em empresas estatais, como os Correios.

A Resolução 42 aumentava o custeio dos planos de saúde autogeridos e retirava parte das férias dos trabalhadores dos Correios (70% das férias), representando um retrocesso nos direitos da categoria. No entanto, a mobilização incansável dos sindicatos filiados à FINDECT levou à sua revogação, abrindo novas possibilidades de negociação e reconquista de direitos essenciais.

A comissão da FINDECT, composta por Silvana Azeredo, Anézio Rodrigues, Débora Henrique, Wilson Araújo e Max Hellen de Moraes, enaltece essa conquista como um passo crucial para a categoria ecetista. A revogação da Resolução 42 demonstra o compromisso dos Sindicatos filiados à FINDECT em defender os interesses dos trabalhadores, além de reafirmar a disposição de luta e negociação para resolver questões essenciais da categoria.

Uma das grandes vantagens trazidas por essa revogação é a oportunidade de negociar novamente temas como o custeio do Plano de Saúde e dos 70% das férias, assuntos que estavam limitados pela antiga resolução. Nas próximas negociações coletivas, a FINDECT chegará firme na Campanha Salarial 2024 para exigir a discussão desses temas e mobilizará os trabalhadores em busca da reconquista total dos direitos.

A publicação da nova Resolução 52, que substitui definitivamente as medidas prejudiciais da Resolução 42, é um marco importante. Representa não apenas um triunfo dos trabalhadores, mas também destaca a importância da união e da organização sindical na defesa dos direitos da categoria.

Leia a nova Resolução 52 publicada pelo governo Lula. (link para a resolução 52).