Decreto torna obrigatório o uso de máscaras em 17 municípios do RJ a partir de hoje

Notícia publicada dia 23/04/2020 13:11

Obrigatoriedade do uso de máscaras no município do Rio de Janeiro e mais 16 cidades do estado começa a valer a partir de hoje, 23, a toda população no transporte e nos serviços essenciais; mas cadê as máscaras para os trabalhadores ecetistas?

O decreto que entra em vigor hoje no município do RJ e em outras 16 cidades do estado, determina que toda população e serviços essenciais devam usar máscaras.

Conforme decreto da prefeitura do Rio, todas as pessoas que estiverem sem as máscaras serão impedidas de usar o transporte público ou de entrar nos estabelecimentos autorizados a funcionar durante a pandemia do novo coronavírus, e como ficará a situação dos trabalhadores dos Correios?

Até o momento a direção da Empresa não forneceu máscaras aos trabalhadores, ficando a promessa apenas no papel.

Segundo o decreto da prefeitura do Rio de Janeiro, quem desobedecer a determinação está sujeito a pagamento de multa por deixar de executar, dificultar ou se opor à execução de medidas sanitárias, que visem à prevenção das doenças transmissíveis e sua disseminação, à preservação e à manutenção de saúde.

A medida do uso de máscaras já foi tomada por diversos municípios do Estado, determinando o uso obrigatório pelos trabalhadores e população em geral. A máscara é indicada para evitar a propagação da covid-19 por pessoas assintomáticas.

Além da cidade do Rio de Janeiro, os municípios de Niterói, Macaé, Araruama, Barra Mansa, Volta Redonda, Três Rios, Búzios, Petrópolis, Teresópolis, Areal, Duas Barras, Cordeiro, Bom Jardim, Sumidouro, Santa Maria Madalena e Duque de Caxias determinaram o uso obrigatório a toda população.

Os Correios tem como obrigação cumprir todas as medidas para evitar o contágio, inclusive no fornecimento de equipamentos de segurança e de higiene para todos os trabalhadores da categoria e clientes no atendimento das agências.

Alertamos que é fundamental que todos os trabalhadores continuem usando todos os equipamentos e itens de segurança e higiene necessários para evitar o contágio.

O SINTECT-RJ reitera sua orientação que na falta de qualquer item de segurança obrigatório, o trabalhador deve entrar em contato com um dos diretores do sindicato de sua região para cobrarmos providências da empresa no fornecimento imediato do item.

Todos os diretores do SINTECT-RJ estão acompanhando, orientando e dando total assistência aos trabalhadores da base, inclusive mantendo contato permanente com os trabalhadores internados ou com suspeitas, além de oferecer todo o apoio necessário às famílias nesse momento, seja de questões burocráticas no âmbito da empresa quanto do convênio médico.