Saiba por que é preciso barrar a privatização dos Correios e ter o apoio de toda a população nessa luta

Notícia publicada dia 10/08/2021 11:09

A luta contra a venda dos Correios necessita do engajamento de toda a categoria, de seus familiares e amigos no esforço de atingir, dialogar e ganhar o apoio da população.

Uma das ações é reproduzir os materiais disponíveis no site da campanha.

O governo vem gastando dinheiro público para fazer propagandas na TV, rádio, outdoors e outros canais de comunicação. Usa mentiras para enganar a população e aprofundar a crise econômica que castiga o povo.

Nenhuma privatização trouxe benefícios para o país. Só entregou a riqueza e o patrimônio público para o capital estrangeiro, gerou aumento de tarifas e diminuição de serviços prestados à população.

É importante saber que o governo Bolsonaro, um dos mais mentirosos da história do Brasil, mente muito ao argumentar sobre a necessidade de aprovação do PL 591.

Listamos as 4 principais mentiras:

Mentira 1: A privatização vai trazer preços “competitivos” ao setor postal.

A verdade: A tarifa de serviços postais vai aumentar para as empresas privadas compensarem investimentos e lucrar. Quem disser o contrário, ou mente ou não sabe como o capitalismo funciona e o capital se reproduz.

Mentira 2: Os Correios dão prejuízo.

A verdade: Os Correios dão lucro suficiente para cobrir suas despesas, investir e ainda ajudar outros setores. O país não pode abrir mão de uma de suas estatais mais lucrativas e entregá-la ao capital privado estrangeiro.

Mentira 3: A privatização dos Correios é necessária para a retomada do crescimento econômico.

A verdade: A privatização dos Correios vai provocar apagão postal em mais de 5000 municípios brasileiros, prejudicará os pequenos e médios negócios em todo o país e aprofundará a crise econômica.

Mentira 4: Com a privatização, os Correios vão se tornar mais modernos e eficientes.

A verdade: Os Correios já são modernos e eficientes mesmo sofrendo sabotagem do governo, que o sucateia para justificar a venda de uma empresa eficiente e lucrativa, que goza de grande confiabilidade da população, a maior operadora logística da América Latina e uma das maiores do mundo.

Os Correios são tetracampeões no Oscar do setor postal no mundo. Em 2002, a empresa venceu na categoria Consumidor pela distribuição de livros didáticos em parceria com o FNDE; em 2007, na categoria Responsabilidade Social com o Banco Postal; em 2019, na categoria Atendimento ao Cliente com a megaoperação de entrega de kits para TV digital; e em 2020, a estatal foi reconhecida internacionalmente pelo seu novo modelo de importação, que alcançou o primeiro lugar em duas categorias: Crescimento Transfronteiriço e Serviços a Clientes.

Fonte: Correios Essencial