Avanço da covid em Campos e na Zona Oeste liga sinal de alerta e preocupa trabalhadores

Notícia publicada dia 28/12/2020 19:15

Descaso das chefias em “flexibilizar” os protocolos e não afastar os terceirizados tem sido determinante na disseminação do vírus nas unidades de todo Estado do Rio.

Unidades da região de Campos e na zona oeste concentram altas nos casos de covid-19 que segue se espalhando descontroladamente entre os trabalhadores.

O cenário não está pior por conta da liminar conquistada pelo SINTECT-RJ que determina o cumprimento imediato das recomendações de segurança por parte de autoridades nacionais e internacionais a fim de evitar-se o contágio, inclusive o afastamento de todo efetivo em caso confirmado no setor de trabalho. No entanto, os terceirizados estão ficando de lado e forçados a trabalhar mesmo com confirmação de contaminação no setor. Irresponsabilidade total dos Correios!

Infelizmente, o governo negacionista de Bolsonaro e a direção militar dos Correios vem ignorando qualquer medida das autoridades de saúde que determinem regras mais rígidas de isolamento social, mas a direção do SINTECT-RJ vem sobrepondo a todo esse negacionismo e conquistou na justiça o direito dos trabalhadores cumprirem sua quarentena como forma de garantir a vida e saúde.

Covid-19 avança silenciosamente

Enquanto a Europa é devastada por uma segunda onda de coronavírus, os números de contaminações e internações no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil, que nem mesmo saiu da primeira onda, voltaram a apresentar uma preocupante alta.

Com um salto no número de casos nas últimas semanas, as regiões de Campos (CDDs Campos e Guarus) e na zona oeste do Rio (CEE Bangu e CDDs Oeste e Realengo) tem concentrado um grande volume de registros de coronavírus.

Já a direção dos Correios faz vista grossa e é a principal responsável na disseminação da doença, que tenta burlar as determinações das autoridades de saúde quando não afasta todo o grupo de trabalho em caso de positivo para covid-19, deixando os terceirizados expostos ao vírus e fora do cumprimento da liminar da COVID. Essa medida poderia amenizar os riscos de contaminação aos trabalhadores dos Correios.

“Desta forma, a impressão que fica é que a direção dos Correios e a gestão nas unidades cooperam com o negacionismo do governo Bolsonaro e apostam na absurda tese da imunização por rebanho ou simplesmente abandonou os trabalhadores concursados, terceirizados, e também a população, a própria sorte. Essas chefias, que ignoram qualquer noção mínima de bom senso, poderão ser responsabilizadas em caso fatal”, alerta o Diretor Fagner Lopes.

A Diretoria do SINTECT-RJ segue mantendo seu trabalho ativo em defesa da vida dos trabalhadores e contra essa política negacionista do governo Bolsonaro e dos Correios.