SINTECT/RJ e trabalhadores da Região de Campos frustram os planos da ECT de extinguir unidade operacional

Notícia publicada dia 19/06/2019 16:52

A Diretoria do SINTECT-RJ se reuniu com o Superintendente Regional da ECT nessa segunda, 17/06. Foram colocadas em debate as condições prediais, de pessoal e de trabalho dos CDDs Campos, Guarus e CEE Campos e conquistada uma importante vitória.

Também participaram da reunião as gerências (GERAE, GEDIS, Engenharia, Segurança do Trabalho, Jurídico e a CORET). Além dos dirigentes do Sindicato Pedro Alexandre, Fagner Lopes e Marco Aurélio, participaram os representantes das unidades: CDD Guarus, Alex Peixoto; CDD Campos, Mawuel Gomes e Paulo César; CEE Campos, Luís Carlos.

Mudança de planos é vitória dos trabalhadores

A intenção da Superintendência da ECT era extinguir o CDD Guarus e dividir o pessoal e o serviço entre os CDDs Campos e Leopoldina.

O Sindicato e os representantes levaram posição diferente, com base na rejeição e na mobilização dos trabalhadores dos setores. E reivindicaram a readequação do imóvel do CDD Campos e realocação do CDD Guarus em outro imóvel a ser procurado pelo departamento responsável da Empresa.

A discussão se deu em torno dessa proposta, com esclarecimento sobre o impacto negativo que a medida prevista pela ECT traria para os trabalhadores, para a população e para a própria organização do trabalho interno e de distribuição na região.

O Sindicato também questionou quanto a situação do CEE Campos, onde os trabalhadores convivem constantemente com vários problemas estruturais, tais como excesso de calor devido às altas temperaturas do ambiente, falta de ventilação adequada, iluminação ruim e espaço físico insuficiente para comportar os trabalhadores e encomendas. Neste caso, a direção da empresa se comprometeu a verificar as condições de trabalho e assumiu o compromisso de procurar um novo imóvel para alocar os trabalhadores devido ao detrimento do local.

Para Pedro Alexandre, “a reunião foi importante para debater e cobrar da empresa agilidade na melhoria das condições de trabalho, e conseguimos um resultado positivo, em que a empresa se comprometeu a realizá-las e procurar novos imóveis para alocar os trabalhadores, parabéns aos trabalhadores pela ampla mobilização na defesa por melhores condições de trabalho.”

O resultado foi a vitória da resistência e da luta dos trabalhadores, com o compromisso da empresa de fazer melhorias no CDD Campos e procurar o MPT afim de fazer um acordo para realocar os trabalhadores de Guarus para outro imóvel.

“A mobilização e luta em defesa de melhores condições de trabalho deve ser constante, e o sindicato estará acompanhando de perto o andamento dos compromissos assumidos e, cobrando agilidade no cumprimento deles”, disse Fagner Lopes.

A extinção da unidade e a consequente desorganização e sobrecarga sobre outras foi evitada e uma solução mais equilibrada e razoável foi alcançada, em mais uma prova de que a luta sempre vale a pena.

Fortaleça o SINDICATO, filie-se e venha lutar contra à privatização dos Correios!