Nota de esclarecimento sobre a suspensão das Eleições do Sindicato

Notícia publicada dia 03/02/2021 15:02

As eleições para a nova Diretoria do SINTECT-RJ estavam previstas para ocorrer nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro de 2021. No entanto, o processo eleitoral foi suspenso em face da ação judicial promovida por Adriano da Silva e Heitor Fernandes Filho (componentes da Chapa 2).

O juiz determinou a entrega às chapas da relação contendo dados complementares dos associados, como matrícula na ECT, três últimos dígitos do CPF, lotação e número da carteira de trabalho. Também determinou que cada chapa possa ter um técnico de TI junto a empresa responsável pela Urna Virtual.

Cumpre esclarecer que o Sindicato já havia entregue com antecedência de dez dias da eleição a lista conforme previsto no artigo 79 do Estatuto.

Nossa compreensão é que dados como o número da carteira de trabalho e CPF do associado são dados sensíveis dos sócios e que não deveriam ser encaminhados para as chapas e divulgados. Aliás, o número da Carteira de Trabalho sequer consta da ficha de filiação ao Sindicato, razão pela qual o sindicato não estaria apto a fornecer.

Sobre a fiscalização da urna virtual, esclarecemos que o Sindicato contratou empresa com ampla credibilidade no mercado para a realização da eleição pela internet. Esta empresa inclusive realizou eleições virtuais para sindicatos filiados a todas as Centrais sindicais que concorrem atualmente na eleição de nosso sindicato.

Informamos ainda que a Comissão Eleitoral do Sindicato já havia prestado todas as informações sobre a urna virtual para as chapas. Inclusive a empresa responsável pela votação virtual realizou uma apresentação do sistema para os representantes de chapa e na mesma ocasião fez uma simulação da votação, onde os representantes das chapas concorrentes tiveram a oportunidade de votar na simulação da votação e que estes representantes das chapas informaram terem se dado por satisfeitos com o sistema de votação virtual.

É desta forma que o SINTECT-RJ recebeu com muita surpresa a notificação de suspensão das eleições no dia 01 de fevereiro de 2021 às 19 horas, quando já havia providenciado todas as demandas para a saída das urnas, que começariam a sair à meia noite do mesmo dia para chegar no horário aos locais de trabalho mais distantes do Estado.

O SINTECT RJ também teve que suspender o transporte das urnas que já estava contratado, bem como avisar a todos os mesários de todas as chapas para não se deslocar para o local da saída das urnas. Foi inutilizada também toda a documentação e lista de sócios que serviria aos mesários para a coleta de urnas.

Tal situação provocou prejuízo financeiro ao Sindicato. Mas o maior prejuízo vem sendo aos trabalhadores, que esperavam exercer seu legítimo direito ao voto nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro.

A diretoria do SINTECT-RJ vem tomando todas as providências necessárias para restabelecer as eleições e possibilitar com que os associados possam votar nas eleições e definir os rumos do sindicato para os próximos 4 anos.

Assim que tivermos novidades sobre a realização das eleições, manteremos os nossos associados informados sobre a realização das eleições, para que possam exercer seu direito ao voto.