ECT fecha 29 agências no Rio de Janeiro sem discussão e assedia Atendentes

Notícia publicada dia 21/05/2019 16:56

Quinta-feira, 23/05, 18h00, na sede do SINTECT-RJ

Com a Diretoria e o Jurídico do Sindicato, para debater das ações a serem tomadas e orientações de como agir!

ECT fecha 29 agências no Rio de Janeiro sem discussão e assedia Atendentes

Sem qualquer discussão prévia com os trabalhadores e com o Sindicato, a direção da ECT comunica o fechamento das agências e na prática obriga Atendentes a migrarem de cargo!

A desculpa da direção da ECT já é conhecida. Diz que está modernizando a empresa para torná-la sustentável. E que o fechamento de agências próximas uma das outras faz parte do processo.

Mas ela cai em contradição quando fecha agências rentáveis e diz que vai migrar as atividades para outras próximas, sem explicar como o pessoal delas darão contra do serviço extra.

Mais grave ainda é praticamente obrigar os e as Atendentes a migrar de cargo para carteiro. É chantagem e até imposição dizer que quem não migrar pode ser transferido para qualquer agência do Brasil. Ninguém pode ficar com o futuro preso a uma incerteza tão grande.

Aliás, tudo nessa história é imposição. A direção da empresa diz que tem estudos, mas não mostra, não discute nem negocia com os Sindicatos e os trabalhadores. Escolhe as agências e anuncia o fechamento sem nenhum debate com o pessoal envolvido e seus representantes sindicais. E acha que todos têm que aceitar de boca fechada. Não é assim não! Isso não é democracia!

Essa ação impositiva indica que a ECT está sucateando a rede de atendimento. Ela deixa claro que não quer mais Atendentes Comerciais em seus quadros, ao impor a migração de cargo. E que está diminuindo o alcance dos Correios, ao falar em mantê-lo presente em 5.500 municípios, 70 a menos do que há hoje no país. Quantos mais ficarão sem atendimento na próxima onda de fechamento de unidades?

Não dá para engolir essas ações assim, sem explicações claras e respostas consistentes, com contradições evidentes entre o que se fala e os resultados do que se faz, sem consideração, discussão e negociação com os trabalhadores.

Por isso o Sindicato convoca os companheiros e companheiras envolvidos para debatermos como reverter esse fechamento que só prejudica a categoria e a população.